Temas e Projetos no Ensino Médio

Temas e Projetos no Ensino Médio

Projetos multidisciplinares, ancorando a intervenção pedagógica, têm os professores como articuladores e facilitadores, criando situações de trabalho e pesquisas, nas quais alunos e alunas aprofundam-se na aprendizagem de procedimentos que lhes possibilitam organizar, questionar, compreender e assimilar informações, estimulando e favorecendo descobertas e conhecimento.

A interdisciplinaridade que se constrói – uma de suas principais características – valoriza todos os saberes e experiências.

Os diversos olhares sobre um mesmo objeto de estudo redefinem o conhecimento deste, ampliando o leque de todos os envolvidos no processo, dando sentido aos conhecimentos e possibilitando ações transformadoras.

Temas e Projetos 2016

1º Ano – Ecossistemas


Situada no bioma da Mata Atlântica, Ubatuba possui 85% de sua área preservada. Considerada um paraíso natural, possui inúmeras praias e uma enorme biodiversidade.

A Mata Atlântica é um complexo e exuberante conjunto de ecossistemas de grande importância por abrigar uma parcela significativa da diversidade biológica do Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente no meio científico, e por isso é fundamental conhecer para preservar.

Porém, nos últimos anos, o litoral norte do estado de São Paulo tem atraído muitos migrantes, e o crescimento populacional chega a 6,5% por ano. A falta de planejamento e a ocupação desordenada provocaram um processo de “favelização“, que ameaça os diversos ecossistemas presentes na mata atlântica.

Protegida pela Lei nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006 que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do bioma, são considerados como integrantes do Bioma Mata Atlântica as seguintes formações florestais nativas e ecossistemas associados: Floresta Ombrófila Densa; Mata de Araucárias; Floresta Ombrófila Aberta; Floresta Estacional Semidecidual; e Floresta Estacional Decidual, bem como os manguezais, as vegetações de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais.

O estudo do Bioma permite conhecermos melhor cada ecossistema encontrado na região, principalmente: Praias Arenosas, Manguezais, Mata de encosta, assim como a inserção do homem, seus impactos e efeitos da urbanização.

Através do Projeto Ecossistemas acredita-se que a partir do conhecimento, pode-se desenvolver um sentimento de responsabilidade e, através deste vínculo afetivo, a vontade de cuidar e preservar os diversos ecossistemas presentes.

2º Ano – Oficina de Reportagem


O uso da linguagem jornalística na abordagem de temáticas sociais contemporâneas e a produção de reportagens, gênero jornalístico privilegiado, que une descrição, narrativa e dissertação, são os objetivos principais deste projeto.

O espaço escolar passa a ser gerador e produtor de material para reflexões sobre temas contemporâneos que se inserem no cotidiano da sociedade local/nacional, especialmente sob o ponto de vista dos adolescentes. 

O Projeto “Oficina de Reportagem”, desenvolvido anualmente pelos alunos do 2ª ano do Ensino Médio, prevê a realização de um trabalho de campo, que visa oferecer aos alunos a oportunidade de treinar as habilidades importantes em todas as áreas do conhecimento, como saber ouvir, observar, questionar, interpretar e comunicar.

2º Ano – Oficina de Reportagem


O uso da linguagem jornalística na abordagem de temáticas sociais contemporâneas e a produção de reportagens, gênero jornalístico privilegiado, que une descrição, narrativa e dissertação, são os objetivos principais deste projeto.

O espaço escolar passa a ser gerador e produtor de material para reflexões sobre temas contemporâneos que se inserem no cotidiano da sociedade local/nacional, especialmente sob o ponto de vista dos adolescentes. 

O Projeto “Oficina de Reportagem”, desenvolvido anualmente pelos alunos do 2ª ano do Ensino Médio, prevê a realização de um trabalho de campo, que visa oferecer aos alunos a oportunidade de treinar as habilidades importantes em todas as áreas do conhecimento, como saber ouvir, observar, questionar, interpretar e comunicar.

3º Ano – Empreendedorismo


Uma das grandes dúvidas que os alunos do último ano do Ensino Médio encontram diz respeito à escolha de seu futuro profissional, que passa pela escolha da faculdade.

Alinhada a essa situação, a primeira etapa deste Projeto pretende proporcionar ao aluno uma vivência real de trabalho, em uma atividade profissional com a qual tenha alguma afinidade e que lhe sirva de orientação para a escolha de seu curso superior, com subsídios para a tomada de decisão fundamental para sua vida futura.

Implantado em 2007, o projeto tem sido um sucesso, dando ao aluno mais uma ferramenta na difícil escolha de uma carreira profissional.

Na segunda etapa deste Projeto, os alunos do 3º ano do Ensino Médio são responsáveis pela montagem de uma empresa fictícia, de sua escolha, que deverá seguir todos os trâmites burocráticos, finalizando o Projeto com uma apresentação para uma Banca examinadora.

Apoio: SEBRAE, ACIU, Ideal Contábil.

Vida Marinha


Ubatuba está localizada em um dos mais belos litorais do Brasil, a biodiversidade de fauna e flora local, tanto terrestre quanto aquática, chama a atenção de inúmeros visitantes e pesquisadores. Conhecer esta biodiversidade, suas possibilidades de recursos, suas condições e variações, além de reconhecer suas ameaças, são pontos importantes na formação de nossos alunos, sensibilizados com a questão ambiental e social de nossa região.

O Projeto Vida Marinha, em parceria com diversas instituições de pesquisa e conservação que atuam na região com diferentes frentes voltadas às questões marinhas, como o Aquário de Ubatuba, o Projeto Tamar, o Instituto Argonauta e o Instituto de Pesca, proporciona aos alunos (3º ano Ensino Médio e 7º ano Ensino Fundamental) a possibilidade de vivenciarem os conteúdos aprendidos e pô-los em prática. Praticar mergulho, conhecer a vida marinha in loco e visitar as instituições parceiras são algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer da pesquisa.