Temas e Projetos no Ensino Fundamental II

Temas e Projetos no Ensino Fundamental II

A Pedagogia de Projetos teve seu fundamento no início do século passado, com as teorias e ideias desenvolvidas pelo filósofo John Dewey (1859-1952), baseadas em que o conhecimento é construído pelo sujeito, sempre que este tem a oportunidade de interagir com o mundo de forma autônoma e prazerosa.

Essa é uma metodologia de trabalho pedagógico que valoriza a participação do educando e do educador no processo ensino/aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de cada projeto, que a cada ano tem as suas peculiaridades, de acordo com a turma que o desenvolverá.

Além da experiência da aprendizagem interdisciplinar, o principal objetivo ao se trabalhar com projetos é o tema estudado propiciar um aprendizado significativo.

A interdisciplinaridade que se constrói – uma de suas principais características – valoriza todos os diferentes saberes e experiências, indissociáveis na produção de sentido da vida, reforçando a ideia de que, através de diferentes áreas do conhecimento, é possível conhecer as interações entre o mundo natural e a sociedade, em formas e maneiras de captura da totalidade social, incluindo a relação indivíduo/sociedade e a relação entre os indivíduos.

Os diversos olhares sobre um mesmo objeto de estudo redefinem o conhecimento deste, ampliando o leque de todos os envolvidos no processo, dando sentido aos conhecimentos e possibilitando ações transformadoras.

Temas e Projetos 2016

6º Ano – Ecossistemas


Este Projeto tem por objetivo proporcionar aos alunos envolvidos (6º ano Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio) uma visão sobre o meio ambiente onde a participação do homem é fundamental para alcançar um equilíbrio na relação homem natureza. Ao longo do ano são desenvolvidas atividades que permitem ao aluno uma reflexão sobre a sua participação nesse processo.

As ações do Projeto buscam o desenvolvimento da autonomia e a construção de distintas áreas do saber por meio da busca de informações significativas com uma abordagem de observação e comparação das áreas urbanizadas x áreas ditas preservadas da nossa cidade.

As disciplinas diretamente envolvidas são Ciências, Geografia, Artes, Redação, Educação Física e História.

7º Ano – Vida Marinha


Ubatuba está localizada em um dos mais belos litorais do Brasil, em que a biodiversidade de fauna e flora local, tanto terrestre quanto aquática, chama a atenção de inúmeros visitantes e pesquisadores. Conhecer esta biodiversidade, suas possibilidades de recursos, suas condições e variações, além de reconhecer suas ameaças, são pontos importantes na formação de nossos alunos, sensibilizados com a questão ambiental e social de nossa região.

O Projeto Vida Marinha proporciona aos alunos (7º ano Ensino Fundamental e 3º ano Ensino Médio) a possibilidade de vivenciarem os conteúdos aprendidos e pô-los em prática. Praticar mergulho, conhecer a vida marinha, visitar as instituições locais são algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos.

7º Ano – Vida Marinha


Ubatuba está localizada em um dos mais belos litorais do Brasil, em que a biodiversidade de fauna e flora local, tanto terrestre quanto aquática, chama a atenção de inúmeros visitantes e pesquisadores. Conhecer esta biodiversidade, suas possibilidades de recursos, suas condições e variações, além de reconhecer suas ameaças, são pontos importantes na formação de nossos alunos, sensibilizados com a questão ambiental e social de nossa região.

O Projeto Vida Marinha proporciona aos alunos (7º ano Ensino Fundamental e 3º ano Ensino Médio) a possibilidade de vivenciarem os conteúdos aprendidos e pô-los em prática. Praticar mergulho, conhecer a vida marinha, visitar as instituições locais são algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos.

8º Ano – Projeto Patrimônio Histórico Cultural


Com este Projeto busca-se estimular nos alunos uma consciência de preservação do Patrimônio como elemento definidor de identidade e fator de desenvolvimento econômico.

A saída de campo para estudos é realizada em duas etapas, primeiramente na cidade de Paraty onde os alunos conhecem parte da Estrada Real e o Patrimônio arquitetônico urbano de Paraty com seu casario, suas Igrejas e a Mini estrada real. Uma segunda etapa é realizada no centro urbano de Ubatuba o que permite uma comparação entre as situações preservação do patrimônio. Em um determinado momento, nesta etapa, está prevista a leitura do poema Romanceiros da Inconfidência, tendo como cenário a cidade de Paraty.

Disciplinas diretamente envolvidas: Português, História, Geografia, Artes.

9º Ano – Oficina de Reportagem


A vida social contemporânea, através do conceito de um mundo global, permite e exige cada vez mais a participação do cidadão como agente transformador de sua realidade. O adolescente, neste contexto, tem assumido a posição de protagonista em várias demandas, portanto é papel da Escola trazer para a sala de aula um debate mais balizado e profundo sobre a realidade atual, destacando o sistema democrático em que vivemos na pluralidade do pensar e agir, favorecendo a formação do cidadão.

Com o objetivo de proporcionar que o aluno analise, reflita e debata os diversos temas levantados pelo grupo, são propostas questões e a busca de soluções para problemas reais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no aprendizado escolar.

9º – Oficina de Reportagem


A vida social contemporânea, através do conceito de um mundo global, permite e exige cada vez mais a participação do cidadão como agente transformador de sua realidade. O adolescente, neste contexto, tem assumido a posição de protagonista em várias demandas, portanto é papel da Escola trazer para a sala de aula um debate mais balizado e profundo sobre a realidade atual, destacando o sistema democrático em que vivemos na pluralidade do pensar e agir, favorecendo a formação do cidadão.

Com o objetivo de proporcionar que o aluno analise, reflita e debata os diversos temas levantados pelo grupo, são propostas questões e a busca de soluções para problemas reais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no aprendizado escolar.