Ensino Fundamental I

1º ao 5º ano

Ensino Fundamental I

1º ao 5º ano

Objetivos

Autonomia é saber fazer escolhas com responsabilidade pelos próprios atos. É saber posicionar-se e elaborar projetos pessoais e coletivos, cooperativamente. É ter discernimento, organizar-se em função de metas eleitas e estabelecer critérios elegendo prioridades e princípios éticos.

Projeto Político Pedagógico

A entrada para o Ensino Fundamental é um momento particular na vida de todas as crianças. É um acontecimento que envolve toda a família, pois representa o início da educação oficial e o ingressar no mundo dos adultos, através da maior sistematização na aprendizagem da leitura e escrita e progressiva conquista de saberes.

Crescidos, curiosos e muito mais organizados em relação às obrigações escolares e aos seus objetos, as crianças durante o Ensino Fundamental I ganham autonomia em relação aos adultos que os cercam. Já podem realizar muitas tarefas sozinhas e também serem ajudantes em outras situações. No entanto, essa autonomia é relativa. Já sabem o que podem e o que ainda não podem realizar sem os adultos e utilizam melhor a linguagem para falar e comunicar pensamentos, pedir informações e ajuda. Porém essas crianças em muitos e diferentes momentos ainda necessitam da experiência e apoio dos adultos para enfrentar situações com que se defrontam.

Em todos os anos do Ensino Fundamental I temos professores especialistas nas disciplinas de Inglês, Educação Física, Informática, Música e Artes.

Do 1º ao 3º ano há um único professor polivalente para as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.

No 4º e 5º anos essas disciplinas são divididas em frentes com mais de um professor, preparando-os para os ciclos seguintes.