Temas e Projetos na Educação Infantil

Temas e Projetos na Educação Infantil

“É possível planejar situações em que os resultados de uma pesquisa de um grupo de crianças possam ser socializados para outros grupos da instituição. Nesse momento, as crianças recuperam todas as etapas do processo vivido para poderem construir seu relato sobre ele, selecionam materiais a serem expostos e decidem sobre a configuração da mostra”.

RCNEI – Referencial Curricular Nacional de Educação infantil

O objetivo principal de se trabalhar com projetos na Educação Infantil – Cooperativinha, é acolher a diversidade da classe ao possibilitar que todo o grupo participe e dê sua contribuição, independente de seu desempenho, uma vez que é possível envolver as mais diversas capacidades (cognitiva, afetiva, física, estética, de relação interpessoal, de inserção social), valorizando cada potencial expresso através de diferentes linguagens (escrita, visual, corporal, sensorial, matemática, dentre outras).

“É importante que as crianças tenham oportunidade de saber que existem estudiosos, jornalistas, artistas, fotógrafos, entre outros profissionais, que produzem as versões, as explicações, as representações e diferentes registros, ou seja, que as fontes de informação importantes são produtos da pesquisa e do trabalho de muitas pessoas.”

RCNEI – Referencial Curricular Nacional de Educação infantil

Temas e Projetos 2016

Maternal – Eu e o Outro


A criança não somente é um ser em desenvolvimento cognitivo, mas alguém real, concreto, em interação com o mundo que a cerca. É um ser historicamente situado nas relações com o outro e, com o ambiente, é que vai aprendendo sobre a realidade. Ao elegermos o título “Eu e o Outro”, propomos a interação da criança com a escola e a família, suas relações com os pares, com sua individualidade, enfim, com o mundo que a cerca. O modelo adulto é fundamental referência para a formação do indivíduo e, depois da família, a escola é a próxima instituição responsável pela formação e capacitação da criança para a vida.

Objetiva-se desenvolver competências e habilidades para a construção e afirmação de sua identidade e de conhecimentos do outro e sobre o mundo que a cerca, sempre favorecendo o domínio da linguagem oral e consequente ampliação do repertório de comunicação.

Jardim I – Seres vivos em todos os cantos


Os seres vivos estão presentes no dia a dia sob diversas formas. Aproveitando a curiosidade natural das crianças pelos seres vivos em geral, criam-se momentos de pesquisa e investigação, quando são estimuladas a expressar suas opiniões e a levantar e checar hipóteses, a fim de estabelecer relações entre os seres vivos e o meio ambiente, construindo conhecimentos significativos. Assim, propiciam-se condições favoráveis para que possam desenvolver, também, atitudes de respeito e de preservação do meio ambiente e a compreensão da necessidade de se respeitar todas as formas de vida.

Jardim I – Seres vivos em todos os cantos


Os seres vivos estão presentes no dia a dia sob diversas formas. Aproveitando a curiosidade natural das crianças pelos seres vivos em geral, criam-se momentos de pesquisa e investigação, quando são estimuladas a expressar suas opiniões e a levantar e checar hipóteses, a fim de estabelecer relações entre os seres vivos e o meio ambiente, construindo conhecimentos significativos. Assim, propiciam-se condições favoráveis para que possam desenvolver, também, atitudes de respeito e de preservação do meio ambiente e a compreensão da necessidade de se respeitar todas as formas de vida.

Jardim II – Água, Terra, Fogo e Ar: Brincando e aprendendo com os elementos da natureza


Observando nossas crianças nos momentos das brincadeiras supervisionadas no quintal, percebemos o quanto elas gostam de explorar os elementos da natureza e o quanto é prazeroso e rico brincar com os elementos terra e água, já que oferecem desafios de criar e transformar. Assim, proporcionam-se momentos planejados e situações em que as crianças possam ampliar e explorar, ainda mais, as possibilidades de descobertas e aprendizagens. Com propostas desenvolvidas através de brincadeiras, histórias e muitas experiências com os nossos pequenos exploradores, o projeto ressalta a importância de cada elemento da natureza para o nosso meio e a forma como cada um se apresenta em nosso planeta.

Pré – Manguezal


O objetivo geral do Projeto “Manguezal” é desenvolver atitudes de respeito e de preservação. Ao conhecer esse ambiente, suas características, importância e ameaças a que está submetido, as crianças são sensibilizadas e incentivadas a lutar pela conservação do ecossistema do manguezal. A ideia é aproveitar e utilizar os elementos didáticos e naturais disponíveis para a educação ambiental, pois a Cooperativinha fica próxima de um manguezal. Além dos saberes pontuais sobre esse ambiente, durante e após os estudos, são propostas ações para a limpeza e conservação da área de manguezal pesquisada neste projeto.

Pré – Manguezal


O objetivo geral do Projeto “Manguezal” é desenvolver atitudes de respeito e de preservação. Ao conhecer esse ambiente, suas características, importância e ameaças a que está submetido, as crianças são sensibilizadas e incentivadas a lutar pela conservação do ecossistema do manguezal. A ideia é aproveitar e utilizar os elementos didáticos e naturais disponíveis para a educação ambiental, pois a Cooperativinha fica próxima de um manguezal. Além dos saberes pontuais sobre esse ambiente, durante e após os estudos, são propostas ações para a limpeza e conservação da área de manguezal pesquisada neste projeto.