Objetivos / Adaptação

Objetivos / Adaptação

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Contribuir para que a criança desenvolva uma imagem positiva de si, estimulando capacidades de ordem física, cognitiva e afetiva.
  • Contribuir para a construção da identidade da criança e uma crescente autonomia.

  • Desenvolver a socialização em ambiente acolhedor, com a finalidade de ampliar o espaço de atuação da criança e sua percepção do mundo. Favorecer o convívio social e respeito às normas, e reconhecimento da autoridade do adulto.

  • Considerar o conhecimento prévio dos alunos e desenvolver atividades que visem a aproximação ao universo das linguagens (escrita, leitura, música, artes, jogos corporais); representação matemática, conhecimento de mundo e natureza.

  • Permitir que a criança pense, compartilhe informações, aprenda a formular questões a partir de textos e imagens, estabeleça conhecimento, tendo uma postura de investigação e curiosidade, ampliando assim seu universo cultural.

  • Estimular a construção da linguagem oral e escrita através de contato freqüente com variados tipos de textos, suas diferentes estruturas literárias e funções comunicativas.

  • Trabalhar a expressão pessoal através das diferentes linguagens: plástica, corporal e musical.

  • Considerar o brincar como recurso de aprendizagem, fazendo a distinção entre brincadeiras e jogos didáticos.

  • Estimular o desenvolvimento e o aprimoramento da motricidade (capacidade de realizar movimentos) através de jogos e brincadeiras.

ADAPTAÇÃO NA COOPERATIVINHA

Adaptação é o período de transição no qual a criança se depara com um mundo mais amplo, longe da referência de sua família.  É momento de se encontrar com outros adultos em que possa confiar, de conhecer outras crianças e outros espaços, de se habituar a uma nova rotina, enfim, de se reconhecer como parte de outro grupo, interagindo com o novo.

Acompanhada de perto pela Coordenação Pedagógica, nossa Equipe de professores e auxiliares é preparada para garantir o sucesso do início da vida escolar, com um ambiente acolhedor, tranquilo, seguro e estimulante, em um processo contínuo de mudança, aprendizagem, desenvolvimento e amadurecimento para todos.

Principalmente nessa fase, o tripé família / escola / criança é muito importante, pois é fundamental que os pais estejam seguros em deixar seus filhos na Cooperativinha e que as crianças sintam tal segurança, tanto da família quanto da escola.