Orientações Gerais para o Ensino Fundamental I – 2017

por | out 18, 2016

Assunto: Orientações Gerais para o Ensino Fundamental I.

A fim de que a escola e os familiares estejam alinhados e construam uma relação de parceria, capaz de colaborar com a educação e formação integral de seus filhos e alunos, é de fundamental importância que todos tenham conhecimento de algumas orientações básicas que sustentam e tornam possível o bom andamento e coerência das nossas práticas pedagógicas. Atualizamos nossas orientações para o Ensino Fundamental I, e nos colocamos a disposição para qualquer esclarecimento ou dúvida.

HORÁRIOS:

Início das aulas: 13h30

A entrada se dá no portão da Rua Marília, que permanece aberto das 13h20 às 13h35. Após esse horário, os alunos deverão entrar pelo portão da Secretaria, onde aguardarão para a entrada na 2ª aula com início às 14h20.

Saída: 18h10 – para todas as classes do 1º ao 5º anos.

 No portão da Rua Marília. Até as 18h20, a professora aguarda a chegada dos pais com os alunos em sala. No caso dos alunos do 4º e 5º anos, a saída será feita nos espaços da biblioteca e no buraco.

 Após esse horário, as crianças permanecerão esperando por seus pais, acompanhadas pelo (a) Inspetor (a) de alunos, na Secretaria.    Lembramos que eventualidades como possíveis atrasos e mudanças do responsável que virá buscar o aluno deverão constar por escrito na agenda do aluno (a), pedimos também que seja preenchida a página de dados pessoais dos alunos na agenda escolar.

AGENDA E COMUNICADOS:

  Adotamos a agenda e o correio eletrônico como meio de comunicação entre família e escola para as questões do cotidiano. As famílias devem acompanhar diariamente a agenda de seus filhos (as). Sempre que um e-mail é enviado, as professoras carimbam na agenda um aviso, comunicando o assunto de que se trata.

 FALTAS e CUIDADOS com a SAÚDE:

 Solicitamos que a Escola seja avisada quando o aluno precisar faltar por vários dias seguidos, qualquer que seja o motivo.  A criança com febre ou portando doença diagnosticada como infecto-contagiosa, não deverá vir à Escola. Neste caso, pedimos que avisem a Coordenadora sobre a situação de saúde do aluno, para procedermos com as orientações e alertas necessários.  A escola apenas ministrará medicação em caso de extrema necessidade, somente na impossibilidade da família organizar os horários de forma a isentar a escola dessa tarefa. Neste caso, será necessária a autorização dos responsáveis por escrito e a receita médica (cópia). Nos tratamentos homeopáticos em que as doses são ministradas várias vezes e com encaminhamentos específicos, pedimos que os alunos fiquem em casa até a plena recuperação.

 Avaliações Substitutivas – Para os alunos do 3º, 4º E 5º anos:

Os estudantes têm direito a realizar Provas Substitutivas das avaliações que, por ventura, estiveram ausentes. Para esse direito ser garantido é necessário que o responsável em 48h, desde o retorno do aluno (a), faça um pedido na secretaria da escola.

 UNIFORME:

Para os alunos do período da Educação Infantil e Ensino Fundamental I é obrigatório o uso do uniforme completo (camiseta, bermuda, calça e agasalho). Tal medida visa a praticidade e a segurança das crianças.

 A COOEDUBA não determina onde os pais devem adquirir a camiseta do uniforme. Diversas malharias locais confeccionam camisetas com o nosso logo, variando os preços de acordo com o produto e o tamanho do vestuário do aluno.

Devido ao calor, algumas medidas paliativas com relação ao uniforme podem ser consideradas, são elas:

  • Com exceção dos dias que ocorrem as aulas de Educação Física, os alunos e alunas poderão calçar sandálias, essas são mais indicadas do que chinelos para os alunos do período da tarde por serem presas no pé, já que eles ainda correm pela escola.
  • Todos podem trazer uma camiseta excedente para troca após a aula de Educação Física.
  • Sugerimos que os alunos usem os cabelos presos em rabos de cavalo ou outras possibilidades.
  • Indicamos que todos tragam seus squeezes com água para que possam se refrescar, além da medida de evitar as repetidas saídas durante as aulas para beber água.

 SAÍDAS A CAMPO:

 Quando for pertinente ao projeto, as turmas realizarão saídas a campo, que serão agendadas e os comunicados enviados às famílias com antecedência para que as mesmas possam enviar à escola a autorização e o acerto (quando houver custo).  É obrigatório o uso do uniforme completo, tênis e meia em todas as saídas da escola.

ANIVERSÁRIOS:

Os aniversários dos alunos no Ensino Fundamental I são comemorados coletivamente na hora do recreio. Reunimos todos os alunos do período para cantarmos “Parabéns” e partilharmos um bolo, trazido pela família do aniversariante. Esta é uma comemoração interna, sem a presença das famílias, é necessário que os responsáveis também enviem velinha, pratinhos e talheres para todos (favor confirmar o nº de alunos do período com a Coordenadora).

 DICAS PARA UM LANCHE SAUDÁVEL:

A COOEDUBA acredita que ensinar às crianças e adolescentes a importância de uma alimentação equilibrada é o caminho para que eles saibam fazer boas escolhas alimentares, buscando sempre uma melhor qualidade de vida. São eixos de trabalho em nossa Escola a orientação alimentar e o favorecimento da construção de hábitos saudáveis. Pedimos especial atenção com o lanche trazido de casa: evitem alimentos ultra-processados e lembrem-se de olhar os rótulos das embalagens dos alimentos. Não permitimos balas, chicletes, salgadinhos, frituras, bolachas recheadas, e refrigerantes.

Nossa cantina escolar está sob nova administração. Já enviamos a tabela de preços e as alternativas de pagamento (autorização para marcar ou dinheiro).

Como muitos alunos ainda trazem seus lanches de casa, reafirmamos nas dicas abaixo nossa opção por cultivar hábitos saudáveis nos alunos e por conscientizar as famílias da importância de uma orientação alimentar de qualidade.

 Preparando o lanche:

 Apesar do corre-corre cotidiano das famílias, o lanche que a criança e o adolescente trazem para a escola pode ser uma alternativa para garantir a sua saúde. Considere:

  • Um alimento de cada grupo alimentar:
  • Energéticos: pães integrais, biscoitos integrais, bolos, etc.;
  • Construtores: requeijão, queijo branco, minas, ricota, peito de peru, leite, iogurte, entre outros;
  • Reguladores: frutas, que podem ser in natura ou em sucos, não se esquecendo de lavá-las adequadamente;

2- Procure variar o cardápio para a criança/adolescente não enjoar do lanche;

3- Evite alimentos industrializados ricos em gordura, açúcar e sal;

4- Peça a opinião da criança/adolescente para montar o lanche;

5- Pense em lanches que resistam à temperatura ambiente já que os alimentos estarão fora da geladeira embora, caso necessário, temos uma geladeira na cozinha da Escola.

6- Atente-se à quantidade de alimentos. Ela deve ser suficiente para atender à fome na hora do recreio e saciá-la até o fim do período.

No cotidiano escolar a questão alimentar também tem vez em diversos momentos educativos. São eles:

– degustação de vários tipos de alimentos utilizando-se de receitas em culinárias desenvolvidas com os alunos;

– hora da fruta;

– por ocasião da colheita da horta

– palestras com nutricionistas;

– nas aulas de Ed. Física, em parceira com Ciências: avaliações físicas com informações importantes que podem auxiliar na troca de hábito alimentar, além do constante incentivo à prática esportiva;

– trabalho conjunto com a cantina para que os alunos tenham opções mais nutritivas: eliminação de alimentos fritos, inclusão de barra de cereais, salada de frutas, açaí, lanches naturais, bolo de cacau entre outros alimentos mais nutritivos.

Por fim…

A escola é um importante local de referências, de trocas, de desenvolvimento, de habilidades e aumento de possibilidades. Nela os estudantes formulam grande parte das respostas e perguntas necessárias à compreensão de suas vidas e da sociedade como um todo.

Os familiares têm papel importante nesse processo: participem, pois a ação positiva das famílias na vida escolar dos alunos faz toda a diferença!

Atenciosamente,

Equipe Pedagógica